top of page

Dia das Mulheres

  • L.P.F.V. Tiquetaqueando
  • 9 de mar. de 2016
  • 5 min de leitura

Em meio a crise no país, obvio que não aparece nos jornais nem na tv, mas as coisas estão piores do que aparentam e dessa vez chegou a hora da empresa onde eu trabalho entrar na onda das barcas.

Ontem foi um dia triste, uma carga pesada tomava todos os andares e áreas. Jogos Vorazes da vida real e cada área tendo que dar o seu tributo, umas mais outras menos, sem muito critério, mas infelizmente é a regra do jogo e se eu decidi a quase uma década entrar no meio corporativo e essa é uma das regras do jogo que infelizmente terei que viver e aceitar.

O dia acabou ontem com clima de enterro e minha área deu apenas um tributo, uma moça de nossa equipe, que sinceramente eu gostava, mas não caia na graça de muitos não, talvez por ela nunca ter feito tanta questão assim de babar o ovo de determinadas pessoas. Foi triste? Sim. foi bem triste vê-la indo embora, mas completamente suportável.

Hoje o dia começou com aquele ar de "bola pra frente", até quando de tarde meu chefe chamou uma das pessoas da minha equipe que tinha faltado ontem porque estava passando mal.

Essa pessoa não era qualquer pessoa era minha amiga, era importante pra mim, era o que eu considero de pessoa incrível.

Foi nesse momento que o tempo voltou, tive um flashback de 2 anos e 3 meses atrás, do dia que comecei a trabalhar na área e ela, essa linda pessoa era apenas a estagiária que me recebeu de braços abertos, comecei sentando ao lado dela, e ela com todo carinho foi me ajudando dia a dia a me adaptar lá dentro.

Pensávamos sobre política diferente, tínhamos religiões diferentes, criações diferentes, mas uma coisa nossa era igual, nosso bom coração.

Foi amizade certa, a vibração que ela me passava era essencial pra minha permanência todos os dia, tornava meu dia feliz e engraçado.

Foi então que percebi que tinha na minha vida uma amiga para todas as horas, que tinha conhecido um daqueles seres humanos que se destacam no meio da multidão por ter algo a mais, um brilho no olhar, um sorriso genuíno, um coração do tamanho do universo.

Mas pensar que ela ia embora pois o estágio ia acabar era tão triste, ela não era só uma amiga ela era uma puta profissional e isso era notório a todos e principalmente aos nossos chefes, logo ela foi efetivada. Ufa!!

Tivemos muitas historias, voltávamos e íamos juntas, organizávamos aniversários, ou melhor ela organizava, e eu dava suporte... Ela sabia que podia contar comigo e eu com ela, rimos muito e de muitas coisas, começávamos a trocar mensagens antes mesmo de chegar no trabalho sobre onde seria o almoço, saiamos e íamos batendo papo nas voltas pra casa nesse transito infernal do Rio de Janeiro.

Falando dela... Uma menina, mulher, guerreira, isso que ela é. Uma energia boa que exala por todos lados, uma preocupação em ver o lado bom da vida e uma criatividade absurda pra lhe dar com as adversidades que eu nunca vi igual. Uns 4 anos mais nova que eu, porem com uma bagagem cultural e controle emocional que eu sinceramente ficava tentando aprender o tempo todo com ela, mesmo com esse meu ar de "sabe tudo" era com ela que eu aprendia muitas coisas.

As vezes eu me perguntava como ela aturava minhas tristezas tão afloradas sendo ela tão alto astral?

E alguns momentos na verdade muitos eu vou guardar para a vida, um deles foi quando eu pela primeira vez subi o alto da boa vista, eu mal sabia fazer ladeira, era nova de direção e estava chovendo e ela sem medo nenhum foi comigo me guiando num dia de chuva como eu nunca vi, dali por diante nunca mais tive medo de nada na direção, ou seja ela me modificou e trabalhou meus medos junto comigo e cheia de carinho.

Se importava com tudo e com todos a sua volta, desde a moça da limpeza, até o chefe do chefe do chefe.

Me ensinou até a ser mais educada, dar mais bom dia, boa tarde e muito obrigada, coisa que até então eu não fazia por mal apenas era desligada.

Claro que nem tudo era perfeição, ela também tinha defeitos, as vezes um pouquinho barraqueira, sincera demais... Mas nada passava por cima de todo o caráter que ela tinha.

Hoje quando eu vi ela entrar na sala para a demissão meu coração se partiu em milhões de pedaços, queria puxar ela e não deixar ir, mas seria impossível, queria proteger como quando era nossa estagiária, mas eu não podia. Na verdade eu não podia fazer nada, não podia mudar o que estava pra acontecer...

Entre lágrimas de uma excelente profissional ela ainda encontrava espaço para sorrir, eu me senti tão medíocre perto de um coração desses, na verdade estou me sentindo agora tão impotente de tudo, sei que ela não foi a única a ser mandada embora ela foi uma de muitos, mas é que pra mim ela sempre foi diferente de todos.

​E hoje no dia internacional da mulher eu vi uma mulher-menina levantar a cabeça dar um sorriso e seguir em frente, saiu linda como é todos os dias, saiu com a alma e o coração tranquilos de que tinha dado o melhor.

E eu mais velha, a mais tempo no mercado tive que abaixar a cabeça para essa menininha que me fez e me faz rever demais o que penso e muitas vezes teve razão nos conselhos que me dava.

Essa menina-mulher-amiga me mudou e ela não tem noção do quanto, ela mudou muitas vezes meu modo de olhar o mundo e principalmente o modo como encaro meus problemas.

Hoje no trabalho perdi uma super profissional, querida por todos, perdi uma amiga, uma conselheira e principalmente uma pessoa que fazia nascer sorriso onde havia tristeza.

Hoje tive que sentir a dor de saber que seria o ultimo dia, daquela que esteve comigo todos os dias nos últimos 2 anos.

Eu não sei a quem nem a que eu devo ser agradecida por ter tido ela na minha vida, e mais uma saudade começa a crescer aqui dentro.

Sim podemos e vamos continuar amigas, mas não será sempre, praticamente todos os dias que a verei e isso da espaço para mais saudade.

Ninguém teve culpa, não teve haver com sexo nem cargo, foi pura e simples redução de custo, e ela vai encontrar um caminho melhor porque mentes brilhantes como a dela não se apagam de um dia para o outro.

Hoje eu aprendi tanta coisa e você nem imagina, mas aceitei estar nesse mundo corporativo que infelizmente as vezes não permite haver justiça quando se trata de corte de custos.

Esse dia internacional da mulher é seu minha amiga, e eu nunca mais esquecerei essa data por sua causa.

Desejo que ela encontre algo muito maior, que ela encontre tudo que merece.

E eu como vou ficar?

Triste mas com a certeza que acertei na mosca quando entrei na empresa e decidi te tornar minha amiga. Eu estava encontrando um anjo e nem fazia ideia do esse anjo se tornou meu alicerce.

Amanhã e depois e depois vou trabalhar como nunca trabalhei, pois se eu conseguir dentro de uma grande corporação fazer alguma diferença será

para que pessoas como você não precisem ser cortadas.

Hoje me sinto mais mulher do que vocês imaginam.


 
 
 

Comments


Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Recent Posts

© 2023 by Tiquetaqueando. Proudly created with Wix.com

bottom of page